Você sabia que é possível evitar doenças como hipertensão, aterosclerose, infarto ou AVC? Veja como, a seguir.
1. Fuja do cigarro
Fumar é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Os produtos químicos presentes no cigarro podem danificar o coração e os vasos sanguíneos, levando a um estreitamento das artérias e, consequentemente, ao infarto.
O monóxido de carbono na fumaça dos cigarros, por exemplo, substitui parte do oxigênio no sangue, aumentando a pressão arterial e os batimentos cardíacos, forçando o coração a trabalhar mais para fornecer oxigênio suficiente.
2. Pratique exercícios
Os exercícios físicos ajudam a controlar o peso e melhoram a circulação sanguínea. Atividades como natação ou caminhada, por exemplo, devem ser praticadas durante 30 a 60 minutos, de 2 a 3 vezes por semana.
Outras atividades como jardinagem, limpar a casa, subir e descer escadas ou passear com o cão ou o bebê, também ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Invista!
3. Saúde começa pela boca
Para prevenir o aparecimento de doenças do coração, é importante evitar ou reduzir o consumo de alimentos com gordura saturada ou gordura trans, que são os dois tipos de gordura prejudiciais à saúde.
Evite ou diminua o consumo de carnes vermelhas, queijos gordurosos, molhos, embutidos, frituras, doces, refrigerantes, temperos e margarina. Em paralelo, aumente o consumo de frutas, vegetais, soja, linhaça, abacate, peixes, nozes, azeitonas e azeite de oliva.
4. Controle o peso
O excesso de peso é um dos principais vilões do seu coração. Ele está associado à pressão arterial elevada, colesterol alto ou diabetes, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, como derrame ou infarto.
Para verificar se você está no peso ideal, calcule o índice de massa corporal (IMC), que deve estar 18,5 e 24,9 Kg/m2. Para calcular o seu IMC.
5. Controle a pressão arterial, o colesterol e a diabetes
Pressão arterial elevada, colesterol alto e diabetes podem danificar o coração e os vasos sanguíneos. Eles aumentam o risco de infarto, AVC ou insuficiência cardíaca, por exemplo.
É importante manter a pressão arterial normal, ou seja, até 139 x 89 mmHg. Já o colesterol total deve ser inferior a 200 mg/dl e a glicemia, isto é, o açúcar no sangue em jejum inferior a 99 mg/dL.
6. Durma bem e controle o estresse
Uma boa noite de sono previne doenças como obesidade, hipertensão arterial, infarto, diabetes ou depressão. Por isso, os adultos devem ter cerca de sete a oito horas de sono por noite, além de deitar-se e acordar no mesmo horário todos os dias.
Já o estresse pode fazer com que o coração bata mais rápido, fazendo com que artérias e veias fiquem mais duras, diminuindo o fluxo de sangue. Desta forma, procure levar uma vida mais tranquila. Recorra a massagens, técnicas ou exercícios de relaxamento, como o yoga.